Mesmo sendo um assunto bastante discutido pela população científica, ainda é muito comum que professores de química não utilizem experimentos para melhorar as suas aulas. Os problemas citados por eles como justificativa são: a falta de tempo, pois existe uma grande quantidade de conteúdo para ser abordado, a falta de recursos e infraestrutura também são citadas por eles, os mesmos alegam que já ganham pouco e por isso não se interessam em retirar de seu salário a verba necessária para execução de aulas experimentais. Porem existem casos que a escola oferece todos os materiais e infraestruturas necessárias e funcionam em período integral, fazendo com que seja possível a utilização de aulas experimentais no ensino médio em aulas de química. Dessa forma o presente trabalho objetiva apontar possibilidades de utilização de aulas experimentais investigativas no ensino de química. Foi desenvolvido no PIBID - Química do IFPE campus Vitória de Santo Antão, a partir de uma das intervenções realizadas pelos bolsistas em uma das escolas parceiras. O experimento escolhido foi o “Teste da Proveta”, utilizado para analisar os níveis de etanol na gasolina e assim saber se a mesma possui os níveis aceitáveis, e teve como problemática descobrir se a gasolina das cidades em que os alunos moram possuem os níveis adequados de etanol. Concluímos que as atividades experimentais investigativas contribuíram de maneira direta com a construção dos conceitos químicos, além de tornar os alunos mais ativos durante as aulas, uma vez que os mesmos foram estimulados a solucionar um problema ligado ao seu dia a dia.