Os jogos e Brincadeiras são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento, já que o lúdico é altamente cultural. Os jogos de simulações ambientais são exemplos de jogos de regras. É uma atividade em que os participantes são envolvidos numa situação problemática e devem tomar decisões em relação a dramatização, é o que mais se aproxima do teatro propriamente dito. RolePlaying Game ou RPG surgiu nos EUA em 1971, com a criação do The Fantasy Game, rebatizado em 1974 de Dungeons & Dragons (D&D) – algo como “Masmorras e Dragões”. O D&D existe até hoje e é um jogo de fantasia medieval fortemente influenciado pelos romances O Hobbit e O Senhor dos Anéis. O principal beneficio do RPG como ferramenta de ensino e socialização é o que o diferencia de outros jogos, e sua convicção para o trabalho em sala de aula e o fato de não haver vencedores nem perdedores, pois é um jogo cooperativo no qual o jogador deve colaborar apenas com suas habilidades e conhecimentos para o sucesso de todos, incentivando o trabalho em equipe. Ao perceber que os alunos do ensino médio apresentam muitas dificuldades em aprender conceitos biológicos relacionados com os sistemas do corpo humano. Temos como objetivo geral aprimorar e propagar o acesso ao RPG como ferramenta de ensino para os professores de biologia. Associado a isto, objetiva-se especificamente: elaborar um jogo o qual pudesse mediar à aprendizagem sobre o conteúdo desejado; avaliar a transmissão do conhecimento; além de testar um método de ensino diferenciado para que futuros professores pudessem usar em sua pratica profissional. O RPG é um meio de ensino com possibilidades infinitas de aplicação em diversas turmas e de todas as disciplinas. Nossa proposta de trabalho é uma aventura para alunos de 2º ano do Ensino Médio. Destarte, a presente proposta pedagógica poderá ser aplicada como recurso didático nas aulas de biologia tendo em vista que os jogos envolvem os discentes e de maneira lúdica, facilita a aprendizagem significativa e o consequente sucesso escolar. Concluímos que a utilização do RPG no ensino de Biologia é um excelente estimulo e complemento para a discussão dos conteúdos relacionados aos sistemas corporais.