PROPOSTA PEDAGÓGICA: O USO DO RPG NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38420 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2261 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA: O USO DO RPG NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Os jogos e Brincadeiras são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento, já que o lúdico é altamente cultural. Os jogos de simulações ambientais são exemplos de jogos de regras. É uma atividade em que os participantes são envolvidos numa situação problemática e devem tomar decisões em relação a dramatização, é o que mais se aproxima do teatro propriamente dito. RolePlaying Game ou RPG surgiu nos EUA em 1971, com a criação do The Fantasy Game, rebatizado em 1974 de Dungeons & Dragons (D&D) – algo como “Masmorras e Dragões”. O D&D existe até hoje e é um jogo de fantasia medieval fortemente influenciado pelos romances O Hobbit e O Senhor dos Anéis. O principal beneficio do RPG como ferramenta de ensino e socialização é o que o diferencia de outros jogos, e sua convicção para o trabalho em sala de aula e o fato de não haver vencedores nem perdedores, pois é um jogo cooperativo no qual o jogador deve colaborar apenas com suas habilidades e conhecimentos para o sucesso de todos, incentivando o trabalho em equipe. Ao perceber que os alunos do ensino médio apresentam muitas dificuldades em aprender conceitos biológicos relacionados com os sistemas do corpo humano. Temos como objetivo geral aprimorar e propagar o acesso ao RPG como ferramenta de ensino para os professores de biologia. Associado a isto, objetiva-se especificamente: elaborar um jogo o qual pudesse mediar à aprendizagem sobre o conteúdo desejado; avaliar a transmissão do conhecimento; além de testar um método de ensino diferenciado para que futuros professores pudessem usar em sua pratica profissional. O RPG é um meio de ensino com possibilidades infinitas de aplicação em diversas turmas e de todas as disciplinas. Nossa proposta de trabalho é uma aventura para alunos de 2º ano do Ensino Médio. Destarte, a presente proposta pedagógica poderá ser aplicada como recurso didático nas aulas de biologia tendo em vista que os jogos envolvem os discentes e de maneira lúdica, facilita a aprendizagem significativa e o consequente sucesso escolar. Concluímos que a utilização do RPG no ensino de Biologia é um excelente estimulo e complemento para a discussão dos conteúdos relacionados aos sistemas corporais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA, JOGOS, RPG, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID342_11092017193516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISIA DE MEDEIROS VIANA" "autor_nome_curto" => "JANISIA VIANA" "autor_email" => "janisia.jany@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38420 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2261 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA: O USO DO RPG NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Os jogos e Brincadeiras são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento, já que o lúdico é altamente cultural. Os jogos de simulações ambientais são exemplos de jogos de regras. É uma atividade em que os participantes são envolvidos numa situação problemática e devem tomar decisões em relação a dramatização, é o que mais se aproxima do teatro propriamente dito. RolePlaying Game ou RPG surgiu nos EUA em 1971, com a criação do The Fantasy Game, rebatizado em 1974 de Dungeons & Dragons (D&D) – algo como “Masmorras e Dragões”. O D&D existe até hoje e é um jogo de fantasia medieval fortemente influenciado pelos romances O Hobbit e O Senhor dos Anéis. O principal beneficio do RPG como ferramenta de ensino e socialização é o que o diferencia de outros jogos, e sua convicção para o trabalho em sala de aula e o fato de não haver vencedores nem perdedores, pois é um jogo cooperativo no qual o jogador deve colaborar apenas com suas habilidades e conhecimentos para o sucesso de todos, incentivando o trabalho em equipe. Ao perceber que os alunos do ensino médio apresentam muitas dificuldades em aprender conceitos biológicos relacionados com os sistemas do corpo humano. Temos como objetivo geral aprimorar e propagar o acesso ao RPG como ferramenta de ensino para os professores de biologia. Associado a isto, objetiva-se especificamente: elaborar um jogo o qual pudesse mediar à aprendizagem sobre o conteúdo desejado; avaliar a transmissão do conhecimento; além de testar um método de ensino diferenciado para que futuros professores pudessem usar em sua pratica profissional. O RPG é um meio de ensino com possibilidades infinitas de aplicação em diversas turmas e de todas as disciplinas. Nossa proposta de trabalho é uma aventura para alunos de 2º ano do Ensino Médio. Destarte, a presente proposta pedagógica poderá ser aplicada como recurso didático nas aulas de biologia tendo em vista que os jogos envolvem os discentes e de maneira lúdica, facilita a aprendizagem significativa e o consequente sucesso escolar. Concluímos que a utilização do RPG no ensino de Biologia é um excelente estimulo e complemento para a discussão dos conteúdos relacionados aos sistemas corporais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA, JOGOS, RPG, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID342_11092017193516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISIA DE MEDEIROS VIANA" "autor_nome_curto" => "JANISIA VIANA" "autor_email" => "janisia.jany@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }