O presente estudo tencionou analisar a concepção de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre o conceito de “Anfíbio” através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A escolha desse grupo de animais justifica-se pelo fato de apresentarem grande abundância e riqueza em número de espécies no Brasil. Os anfíbios são representativos e possuem um grande contato com as populações humanas, devido sua facilidade de adaptar-se a vários ambientes, devido sua diversidade em hábitos de vida, inclusive áreas urbanas. Além disso, possuem alta importância ecológica, atuando como bioindicadores e controladores de pragas, envolvidos também em diversos casos de importância médica e pesquisas farmacológicas. A seguinte pesquisa coletou através do DSC dos discentes do Primeiro ao Nono período de Licenciatura em Biologia, informações sobre o conceito de anfíbio, obtidas por meio de um questionário estruturado, divulgado e coletado por meio eletrônico. A análise dos dados seguiu as premissas da metodologia de análise do DSC, com dados qualitativos (discurso) e quantitativos (considerando as respostas com aproximações conceituais). Analisar a compreensão de futuros professores de Ciências e Biologia acerca de temas que margeiam a área de atuação nos permite estimar sobre a qualidade do Ensino Básico dos ingressantes na Universidade bem como seu desenvolvimento durante a graduação. Observamos, de modo geral, que os estudantes da graduação, sejam ingressantes, ou veteranos, apresentam conhecimentos básicos sobre ciclo de vida, morfologia, diversidade, evolução e reprodução dos anfíbios. Enquanto que aspectos relacionados à ecologia e conservação da fauna de anfíbios não foram muito representativos e levantados pelos estudantes.