RESUMO
O presente estudo traz uma reflexão sobre a atuação docente na Educação de Jovens e Adultos, – EJA, fazendo uma breve análise acerca da sua dimensão pedagógica e prática educativa. Seu objetivo é analisar a literatura pertinente às práticas pedagógicas educativas relacionadas à compreensão dos saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade de educação formal caracteriza-se a partir de seus sujeitos, do seu ambiente escolar improvisado, nas suas especificidades e pelo acolhimento. A prática pedagógica na EJA, necessariamente diferenciada, requer do professor transformar o conhecimento num conjunto de saberes, associando as competências docentes profissionais aos demais saberes, especialmente dos alunos. Sem perder de vista a evolução da profissão e do sistema educativo, assim como as inovações e os avanços da ciência e da tecnologia, a formação continuada do professor emerge como uma necessidade. Partindo do objetivo proposto, a metodologia empregada na construção deste trabalho foi a revisão bibliográfica, tendo com fundamento as concepções de diversos teóricos que tratam do assunto em questão. Como conclusão, constatou-se que ao professor que atua na EJA impõe-se a reflexão constante sobre sua prática em sala de aula, no ciclo docente de AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO. Igualmente aponta-se para uma didática dialógica, que contemple ferramentas diversificadas, tendo como finalidade a formação integral, crítica e participativa do cidadão. Nesse contexto são considerados seus saberes como ponto de partida e de chegada do processo de formação humana, assim como as relações sociais em que estão inseridos.