A inclusão é um tema muito discutido por profissionais da área da educação para que as escolas sejam adaptadas para receberem alunos com deficiências e assim contribuir para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos discentes. O presente trabalho foi uma análise de algumas escolas públicas da região metropolitana do Recife com ênfase nas condições arquitetônicas para receber alunos cadeirantes ou com limitações físicas para a locomoção. A acessibilidade é um fator de grande importância quando se fala em inclusão, por isso, foram observadas as condições para os cadeirantes terem acesso a todos os pontos de escola sem o auxilio de segundos, como salas de aula, banheiros, refeitórios, bibliotecas, salas de vídeos, laboratórios, secretaria e áreas de atividades recreativas. Os resultados mostram que as três escolas selecionadas para as avaliações arquitetônicas possuem um grande déficit em suas infraestruturas, onde as mesmas, não estão capacitadas para oferecer a acessibilidade adequada para o aluno cadeirante porque não há rampas de acesso, adaptação dos banheiros ausentes e limitações consideráveis em algumas áreas de escola. Com base na análise, foi possível entender na prática que a inclusão de cadeirantes na realidade vivenciada nas escolas é uma grande barreira a ser enfrentada para proporcionar educação de qualidade e acessibilidade aos portadores de deficiências físicas. Em virtude disso, é notório que os âmbitos escolares precisam passar por adaptações para acomodar os cadeirantes e favorecer sua participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem e com isso, a escola ser capaz de proporcionar condições favoráveis para potencializar o desenvolvimento de todo e qualquer individuo, os mesmos, possuindo deficiências físicas ou não.