Projeto de ensino de Geografia desenvolvido no ano de 2013, 2014 e 2015; junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, Campina Grande-PB, contemplado com o prêmio ‘Mestres da Educação’ nos respectivos anos, que propõe o uso de diferentes linguagens e meios atuais para uma experiência de ensino-aprendizagem satisfatória. Esta experiência didática objetiva propor aos discentes um modo alternativo de trabalhar os temas abordados em sala de aula, colocando-os como repórteres investigativos, analisando os temas curriculares de Geografia de forma participativa e crítica, estimulando a capacidade de interpretar e correlacionar fatos históricos e atuais com o cotidiano. Isto ocorre no percurso de construção de uma revista, com temas vinculados ao curso de Geografia da turma, onde os próprios alunos são colocados como repórteres que buscam aprofundamento de informações ou similaridades nos temas visualizados em classe, além de notícias da própria comunidade em que estão inseridos, trabalhando inclusive com a valorização da instituição escolar a qual pertencem, averiguando além da história da escola, os personagens que a compõem, entre professores, direção e funcionários. De caráter interdisciplinar e dinâmico, o presente projeto tem aferido bons resultados na utilização eficaz de diferentes modos e instrumentos de informação; no combate das dificuldades apresentadas no IDEB e IDEBPB; na integração de alunos com dificuldades de rendimento e infrequentes; sobre o conhecimento de serviços públicos e identificação com a instituição escolar em que estão inseridos. Sendo assim, esta experiência didática corrobora com as linhas norteadoras da Geografia Crítica com sua intenção de irromper a concepção da neutralidade da ciência geográfica, e nutrir à Geografia de uma natureza com ‘personalidade’, capaz de propor críticas à sociedade capitalista na qual estamos inseridos.