O desenvolvimento de novas tecnologias é algo que cresce cotidianamente. A cada novo dia, a sociedade acompanha o lançamento de um produto, e é inevitável que este passe a fazer parte do cotidiano das pessoas, a partir do surgimento, da evolução e do seu uso, levando-as, ainda que inconscientemente, ao letramento digital. Por letramento digital, entende-se a capacidade do indivíduo de manusear, de utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas que o rodeia. O objetivo deste estudo é, averiguar o nível de letramento digital do aluno regularmente matriculado no curso de Jornalismo da UFPB e as contribuições pedagógicas facilitadas por essa nova ferramenta educacional para a vida academia e para o exercício profissional. Durante o estudo foi realizado um levantamento teórico tanto acerca do tema letramento digital, quanto de temas relacionados a este, como cibercultura, para que houvesse a apreensão acerca da temática. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário, junto ao público-alvo selecionado, com o propósito de montar o corpus do estudo. Frente ao contexto atual, o profissional do jornalismo precisa saber manusear as mais diversas ferramentas tecnológicas, para que consiga um bom lugar no mercado de trabalho, uma vez que o jornalismo não mais acontece apenas na televisão ou no rádio, como em períodos anteriores. No momento, vive-se um período em que a comunicação é dissipada polos instrumentos transmidiáticos. Sem dúvidas, a academia é um agente importantíssimo neste quesito. Este estudo foi dividido em seis momentos, sendo eles: introdução; seguida da fundamentação teórica; metodologia; discussões e resultados; conclusões e referências. Com o estudo, constata-se que há necessidade de se investir no letramento digital e para que haja a sua concretização, é preciso que se pratique. Diante de tal fato, a academia tem contribuído de forma, ainda, incipiente com este tipo de formação, seja em relação ao discentes e em relação aos docentes. Visando averiguar com mais profundidade o estudo em tela, sugerimos a continuidade do estudo.