O cenário atual de ensino-aprendizagem de Física encontra-se defasado. As metodologias tradicionais usadas antigamente, já não despertam o interesse do aluno, e o professor muitas vezes tem de lidar com indisciplina em sala de aula decorrente desse fato. O docente se ver tentado a buscar novas metodologias, mas pouco se encontra sobre estas, além de praticas experimentais. Nesta perspectiva, o jogo “Trilha das Correntes” foi desenvolvido com propósito de despertar o interesse do estudante pela disciplina de física por meio da ludicidade e promover simultaneamente o desenvolvimento das habilidades mentais e sociais do alunato, já que segundo Vygotsky (2011), a interação proporciona possibilidades variadas na decorrência do aprendizado e instrumentos com esse efeito são potencialmente significativos. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca Piauí. Os resultados da análise da aplicação do jogo como metodologia de ensino mostra que existe uma melhor aprendizagem e maior participação dos alunos em sala aula quando são ofertadas atividades recreativas com finalidade educativa.