A concepção do que vem a ser um educador engloba em sua totalidade todas as pessoas e
instituições que realizam a função de educar com o objetivo de desenvolver o educando como ser.
Em geral, ele tem em sua concepção que a prática educativa surge na transmissão de saberes, esses
provindos do encontro entre sujeitos. No campo educativo assume-se a convicção profunda de que
as relações são realmente de encontro entre sujeitos, mas na verdade, na prática educativa isso não
se efetiva da forma que se deveria e assim tem-se um desencontro entre o mesmo, o que é
considerado pelos educadores algo desesperador. Diante disso, esse trabalho de pesquisa teve como
objetivo saber as concepções dos professores em formação sobre as práticas educativas aplicadas na
sala de aula durante as intervenções dos projetos de extensão. Os sujeitos da pesquisa foram 17
alunos do curso de licenciatura em química da UEPB. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário que versava sobre a satisfação dos sujeitos participantes dos projetos de durantes as
intervenções nos espaços escolares de educação básica. Diante do que foi analisado, é possível
constatar que há um otimismo dos envolvidos na pesquisa quanto a importância de práticas
educativas destacando o desenvolvimento de conhecimentos dos alunos provindos através de
práticas que fogem apenas do tradicionalismo ainda vivenciado atualmente em parte do ensino.
Considerando o fato de que chega a ser algo desestimulante para tanto para o aluno quanto para o
professor ao preparar suas aulas, onde, não será possível obtenção de resultados positivos sem ter
preparação uma aula produtiva e dinâmica dentro do cotidiano do discente.