Este presente projeto emerge como proposta da disciplina de Ensino de História, componente curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, e tem por objetivo incentivar alunos, professores, escolas e comunidade em geral, a frequentar os espaços promotores da cultura da cidade de Mossoró, dando ênfase ao espaço cultural Estação das Artes Elizeu Ventania, localizada no centro da cidade de Mossoró, sendo este um dos locais mais importantes para a história do desenvolvimento da cidade. Bem como despertar nos sujeitos o interesse em proteger o patrimônio cultural e material que é de extrema importância para a sociedade.
O nome do prédio é em homenagem a Elizeu Ventania, falecido em 1997, importante compositor e violeiro do Rio Grande do Norte, e ainda dentro da Estação das Artes são homenageados outras personalidades importantes da cultura brasileira, tendo em cada uma das salas batizadas com o nome de um homenageado.
A pesquisa se desenvolveu a partir de visitas ao local, relatos de memórias de pessoas que moram ao entorno do monumento e pesquisa bibliográfica.
Tendo como proposta base a aplicação do projeto nas salas de aulas das escolas da rede pública de ensino básico, podendo assim externar o conhecimento além das salas de aulas, transformando as aulas mais dinâmicas e com resultados significativos de aprendizagem.
A Estação das Artes Elizeu Ventania, abriga o maior acervo de livros escritos por artistas da terra, um local propício ao desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos sujeitos, além disso o espaço é responsável ainda hoje pelo desenvolvimento econômico da cidade pois cedia os dois maiores eventos culturais da cidade que é o Mossoró Cidade Junina e Alto da Liberdade.