No decorrer da história da humanidade há uma estreita relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza seu habitat e sua subsistência. Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria não são renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Devido a essa problemática há uma crescente preocupação em relacionar a educação com a vida do educando, este desafio não é uma novidade visando a formação de cidadãos conscientes ambientalmente, diante disso, justificou-se a execução do projeto “UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO” que em seu objetivo geral propõe aos alunos através de jogos didáticos o ensino da preservação de ambientes naturais utilizando da promoção de uma disputa saudável entre os alunos. O presente projeto foi realizado na turma de 5° ano da UEM Jadihel Carvalho no município de Caxias – MA onde foram ministradas seis aulas sendo que em duas delas ocorreu o jogo. Através deste projeto observou que com algumas dificuldades de aplicar o jogo devido terem momentos que os alunos estavam inquietos, mas conseguiram compreender a proposta e se comprometeram a dar mais importância e ampliar os cuidados com o ambiente em que vivem, pensando não só em si mesmo, mas também nos que estão a sua volta e nas gerações futuras. Tendo em vista a necessidade de se formar cidadãos conscientes, utilizando metodologias mais práticas e dinâmicas saindo do método de ensino tradicional, percebeu-se a relevância da utilização de jogo didático utilizado para atender a esta demanda, que é uma metodologia viável, pois com isso os alunos interagem, mas, e conseguem compreenderem o conteúdo que esta sendo trabalhado.