O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada por meio de uma oficina pedagógica intitulada: “O uso de material manipulativo na introdução ao estudo da Probabilidade”, realizada no município de Rio Tinto-PB. Tal atividade fez parte das atribuições dos futuros professores bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de matemática da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório, uma vez que almejava trabalhar conceitos de probabilidade de forma contextualizada e dinâmica, utilizando o material manipulativo como possibilidade para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem dos alunos da educação básica. O tamanho da amostra da pesquisa foi 26 alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity. De início foi feito uma abordagem teórica sobre o assunto abordado, ou seja, sobre probabilidade. Mostramos, por meio de recursos como computador e Datashow, conceitos sobre Espaço Amostral, Eventos Certos e Impossíveis e como calcular a probabilidade de ocorrência de determinado evento ocorrer, utilizando-se de materiais como dados, moedas e cartas de baralhos. Após a atividade desenvolvida foram feitas algumas análises e discussões, com o intuito de verificar se os objetivos almejados foram alcançados. Ao final da pesquisa foi possível concluir que os alunos participantes obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, uma vez que foi deixado de lado o modelo tradicional de ensino e foram apresentados uma maneira diferente, utilizando como ferramenta o material manipulativo, facilitando assim a compreensão desse ramo da Matemática que é a Probabilidade.