O respeito aos direitos humanos representa um dos grandes desafios para as sociedades democráticas da atualidade. Embora acordos internacionais sejam realizados com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e documentos sejam escritos internamente em cada nação, não se tem visto ainda a superação das desigualdades e da exclusão social, como pretendem os artigos da Declaração. Esses problemas atingem, especialmente, os países mais pobres. Embora a educação em direitos humanos ainda não seja prática comum na escola brasileira, em momentos como os vivenciados atualmente, de intolerância, desrespeito e estranhamentos, torna-se imprescindível que o discutir sobre igualdade, liberdade, respeito e dignidade humana não seja algo restrito aos textos das Leis, mas que também seja algo de interesse e entendimento de todos, especialmente, de educadores e educandos. Os direitos humanos têm sido bastante debatidos e estudados por pesquisadores nas últimas décadas. Tendo resultado em políticas públicas várias, relacionam-se com diversos espaços da sociedade. Vinculando-se à educação, ao trabalho, à política, à cidadania e tantos outros setores da vida comum, o conhecimento desses direitos é de suma importância para todo e qualquer cidadão, a fim de que, conhecendo-os, possa torná-los não mais utópicos, mas concretos. Até porque o direito ao conhecimento desses direitos também é um direito garantido pela Declaração. O percurso histórico por que se passou até chegar a esses direitos, do que eles tratam, qual sua importância e como viabilizar seu conhecimento na escola é o que se aborda neste artigo. O trabalho apresenta-se em caráter de pesquisa bibliográfica. Acredita-se que interesse, especialmente, a educadores que visem ao esclarecimento de seus alunos sobre temática tão relevante.