Este estudo aborda sobre o papel do gestor escolar frente ao combate da homofobia na escola. Objetivamos expor os conceitos de homossexualidade e homofobia e, identificar as formas de atuação do gestor escolar que contribuem para o trabalho sobre a diversidade sexual na escola. Ressaltamos ainda a importância de uma formação inicial e continuada do gestor escolar que proporcione uma reflexão sobre o papel da escola no enfrentamento da homofobia. Para atingir estes objetivos foi necessário recorrer a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a realização de leituras da resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei nº 9394/96, e o Plano Municipal de Educação de São Luís- MA (2015/2024). Podemos inferir com o desenvolvimento do estudo que o gestor escolar tem um papel fundamental na escola, tendo em vista que pode tomar decisões juntamente com a comunidade escolar, em prol da implantação de ações que promovam mudanças, no intuito de sanar posturas preconceituosas, com a inclusão da temática diversidade sexual no planejamento, no Projeto Político-Pedagógico (PPP), nos planos de ensino, etc. Para que o futuro gestor escolar contribua no enfrentamento à homofobia na escola, torna-se pertinente uma formação inicial e continuada que conscientize e oriente sua atuação. Para que isso ocorra as Instituições de Ensino Superior (IES) deverão avaliar as suas estruturas curriculares de modo a atender às necessidades e aspirações dos segmentos da sociedade, sobretudo das minorias. Nesta perspectiva, esperamos contribuir com a ampliação do conhecimento sobre a gestão escolar e a homofobia, além de reforçar a necessidade de novas pesquisas relativas a estas temáticas.