Registrar experiências que sirvam de referência a outros que trilharão caminhos semelhantes é imprescindível. Principalmente, quando estas experiências têm como foco a formação das crianças no ambiente escolar, objetivando prepará-las para a compreensão da diversidade humana e para a superação dos preconceitos que podem ter sido absorvidos do mundo adulto. Assim, essa proposta de trabalho, visa relatar e analisar um projeto educativo, elaborado por uma professora de uma Sala de Recursos Multifuncionais e aplicado nas salas de aulas das turmas dos 3º e 4º Anos em uma escola pública, na qual através do diálogo e de oficinas de brincadeiras, buscou-se proporcionar uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiências. E embora esta intervenção pedagógica, primordialmente tivesse como público-alvo os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, ressaltamos que o mesmo objetivava também propiciar às professoras regentes destas turmas regulares uma formação in loco, pois, estas participaram como observadoras desta intervenção educativa e ao final realizavam uma análise escrita da mesma, visando provocar nelas a reflexão, bem como o registro de suas percepções no tocante as atividades propostas junto aos seus alunos e a aplicabilidade destes temas em seus cotidianos educativos, observando a importância da temática da diversidade no contexto de crianças em formação e que fazem e farão parte de uma sociedade mais equânime e acolhedora, que ao nosso ver, segue em construção e na qual cabe-nos assumir nosso papéis no tocante a esta. Assim, vimos que professores, alunos e escola vivenciaram por meio do “Projeto Na Escola Inclusão se aprende brincando” expriências que os trouxeram sentimentos e reflexões sobre o olhar da alteridade.