Tendo como ponto específico de análise o cidadão e o trabalho, observa-se de forma clara que o principal objetivo do país é a formação de cidadãos aptos a serem assalariados, de terem um ofício que o permitam galgar um emprego.
Observa-se uma contradição latente no direcionamento educacional dados aos jovens brasileiros. Apesar da disponibilidade do emprego assalariado não ser real, toda a sua vida escolar e o seu meio social os levam a essa busca na maioria das vezes inglória.
Ao considerar que tal preocupação não se mostra inserida no sistema de ensino nacional, no caso de Pernambuco, no campo educacional, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, como órgão autônomo, mostra-se como único órgão dentro do Estado que possui este enfoque dentro de várias linhas de atuação.
Neste sentido, a presente pesquisa buscará analisar se o trabalho desenvolvido pelo SEBRAE supre a lacuna educacional não oferecida pela rede escolar em geral ou pelas políticas públicas promovidas pelo Estado conforme a metodologia sugerida por Filion tendo como público alvo os futuros jovens empreendedores.