PRODUZINDO NOVAS PRÁTICAS PARA EDUCAR E CUIDAR EM UMA CRECHE DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO, EM SERGIPE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38360 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1537 "inscrito_id" => 6547 "titulo" => "PRODUZINDO NOVAS PRÁTICAS PARA EDUCAR E CUIDAR EM UMA CRECHE DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO, EM SERGIPE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo de quebrar paradigmas em relação à visão de creche como sendo assistencialista a partir da produção de uma proposta pedagógica coerente com as demandas da instituição, campo deste trabalho, como também, proporcionar atividades educativas com as crianças articulando a educação e o cuidado como duas dimensões indissociáveis. A metodologia da pesquisa foi de enfoque descritivo, realizada com os 18 (dezoito) professores da educação infantil da EMEI – Creche Vovô Jason de Góis da Silva, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, tendo como instrumento de pesquisa, a aplicação de um questionário no início do período letivo com todas. Os dados coletados e as informações foram classificados em forma de tabelas e analisadas posteriormente. Diante dos resultados foi proposta a realização de formações continuadas, no âmbito escolar, objetivando implantar práticas pedagógicas de forma lúdica, considerando que a indissociabilidade entre cuidados e educação precisa permear todo projeto pedagógico vivenciado em uma creche, desde sua estrutura física com salas divididas em espaços para leitura, brinquedos, atividades pedagógicas, descanso, mobiliário e banheiros adequados, pátios e áreas ventiladas, até a formação do profissional de creche que precisa entender e descobrir-se como alguém que cumpre uma rotina indissociável de cuidados e educação interligados. A nova proposta pedagógica desenvolvida enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades das crianças de 0 a 3 anos, considerando aspectos de suma importância como a expressividade, o desenvolvimento oral e corporal, o equilíbrio e a coordenação, o fazer musical, a linguagem, o pensamento lógico matemático, natureza e sociedade, entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRECHE, EDUCAR E CUIDAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6547_10092017220002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICK DANIELLE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANICK DANIELLE" "autor_email" => "anickdanielle@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38360 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1537 "inscrito_id" => 6547 "titulo" => "PRODUZINDO NOVAS PRÁTICAS PARA EDUCAR E CUIDAR EM UMA CRECHE DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO, EM SERGIPE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo de quebrar paradigmas em relação à visão de creche como sendo assistencialista a partir da produção de uma proposta pedagógica coerente com as demandas da instituição, campo deste trabalho, como também, proporcionar atividades educativas com as crianças articulando a educação e o cuidado como duas dimensões indissociáveis. A metodologia da pesquisa foi de enfoque descritivo, realizada com os 18 (dezoito) professores da educação infantil da EMEI – Creche Vovô Jason de Góis da Silva, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, tendo como instrumento de pesquisa, a aplicação de um questionário no início do período letivo com todas. Os dados coletados e as informações foram classificados em forma de tabelas e analisadas posteriormente. Diante dos resultados foi proposta a realização de formações continuadas, no âmbito escolar, objetivando implantar práticas pedagógicas de forma lúdica, considerando que a indissociabilidade entre cuidados e educação precisa permear todo projeto pedagógico vivenciado em uma creche, desde sua estrutura física com salas divididas em espaços para leitura, brinquedos, atividades pedagógicas, descanso, mobiliário e banheiros adequados, pátios e áreas ventiladas, até a formação do profissional de creche que precisa entender e descobrir-se como alguém que cumpre uma rotina indissociável de cuidados e educação interligados. A nova proposta pedagógica desenvolvida enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades das crianças de 0 a 3 anos, considerando aspectos de suma importância como a expressividade, o desenvolvimento oral e corporal, o equilíbrio e a coordenação, o fazer musical, a linguagem, o pensamento lógico matemático, natureza e sociedade, entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRECHE, EDUCAR E CUIDAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6547_10092017220002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANICK DANIELLE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANICK DANIELLE" "autor_email" => "anickdanielle@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }