O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula.