A realização de aulas experimentais que contextualizam os conhecimentos dos estudantes é uma prática educacional que vem sendo defendida por diversos autores como uma condição de ensino dinamizadora do aprendizado. A prática didática desenvolvida foram aulas práticas acerca do tema Equilíbrio Iônico, como um instrumento motivador e desencadeador da atividade prática. A relação da ciência com a sociedade é de suma importância dentro do processo educacional para a aprendizagem do aluno. A realização de aulas experimentais no ensino das ciências, com o uso de aulas práticas é fundamental para melhorar o entendimento de alguns conceitos. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo utilizar os conteúdos de biologia e química, relacionando a teoria e a prática, com abordagem da aprendizagem significativa e a sua intervenção no meio ambiente para os alunos do 2º ano do ensino médio, em uma praia às margens da baía de Guanabara. A ferramenta para coleta de dados foi um questionário semiestruturado para se avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados, com a utilização da aula prática. Os resultados corroboram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino das ciências como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a emancipação, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas, além disso, os resultados também se revelaram bastante positivos, pois no questionário, alguns exemplos de depoimentos dos alunos corroboram a assertiva anterior: “A baía de Guanabara fica mais poluída porque não existe tratamento adequado para o esgoto que é despejado nos rios que correm para a baía”, “Todos os poluentes de uma maneira geral são bastante agressivos, cada um com a sua característica e que tem um único ponto final, diminuir as espécies marinhas.” As respostas dadas, em linhas gerais, revelam uma estratégia efetiva para a promoção de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos e biológicos em nível de ensino médio.