Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTÕES AMBIENTAIS: POLUIÇÃO DA ÁGUA DA BAÍA DE GUANABARA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: QUESTÕES AMBIENTAIS, BAÍA DE GUANABARA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38439
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 9265
    "titulo" => "QUESTÕES AMBIENTAIS: POLUIÇÃO DA ÁGUA DA BAÍA DE GUANABARA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "A realização de aulas experimentais que contextualizam os conhecimentos dos estudantes é uma prática educacional que vem sendo defendida por diversos autores como uma condição de ensino dinamizadora do aprendizado. A prática didática desenvolvida foram aulas práticas acerca do tema Equilíbrio Iônico, como um instrumento motivador e desencadeador da atividade prática. A relação da ciência com a sociedade é de suma importância dentro do processo educacional para a aprendizagem do aluno. A realização de aulas experimentais no ensino das ciências, com o uso de aulas práticas é fundamental para melhorar o entendimento de alguns conceitos. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo utilizar os conteúdos de biologia e química, relacionando a teoria e a prática, com abordagem da aprendizagem significativa e a sua intervenção no meio ambiente para os alunos do 2º ano do ensino médio, em uma praia às margens da baía de Guanabara. A ferramenta para coleta de dados foi um questionário semiestruturado para se avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados, com a utilização da aula prática. Os resultados corroboram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino das ciências como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a emancipação, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas, além disso, os resultados também se revelaram bastante positivos, pois no questionário, alguns exemplos de depoimentos dos alunos corroboram a assertiva anterior: “A baía de Guanabara fica mais poluída porque não existe tratamento adequado para o esgoto que é despejado nos rios que correm para a baía”, “Todos os poluentes de uma maneira geral são bastante agressivos, cada um com a sua característica e que tem um único ponto final, diminuir as espécies marinhas.” As respostas dadas, em linhas gerais, revelam uma estratégia efetiva para a promoção de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos e biológicos em nível de ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES AMBIENTAIS, BAÍA DE GUANABARA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9265_06102017000207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO VIEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO VIEIRA CARVALHO"
    "autor_email" => "bvieiracarvalho@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38439
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 9265
    "titulo" => "QUESTÕES AMBIENTAIS: POLUIÇÃO DA ÁGUA DA BAÍA DE GUANABARA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "A realização de aulas experimentais que contextualizam os conhecimentos dos estudantes é uma prática educacional que vem sendo defendida por diversos autores como uma condição de ensino dinamizadora do aprendizado. A prática didática desenvolvida foram aulas práticas acerca do tema Equilíbrio Iônico, como um instrumento motivador e desencadeador da atividade prática. A relação da ciência com a sociedade é de suma importância dentro do processo educacional para a aprendizagem do aluno. A realização de aulas experimentais no ensino das ciências, com o uso de aulas práticas é fundamental para melhorar o entendimento de alguns conceitos. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo utilizar os conteúdos de biologia e química, relacionando a teoria e a prática, com abordagem da aprendizagem significativa e a sua intervenção no meio ambiente para os alunos do 2º ano do ensino médio, em uma praia às margens da baía de Guanabara. A ferramenta para coleta de dados foi um questionário semiestruturado para se avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados, com a utilização da aula prática. Os resultados corroboram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino das ciências como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a emancipação, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas, além disso, os resultados também se revelaram bastante positivos, pois no questionário, alguns exemplos de depoimentos dos alunos corroboram a assertiva anterior: “A baía de Guanabara fica mais poluída porque não existe tratamento adequado para o esgoto que é despejado nos rios que correm para a baía”, “Todos os poluentes de uma maneira geral são bastante agressivos, cada um com a sua característica e que tem um único ponto final, diminuir as espécies marinhas.” As respostas dadas, em linhas gerais, revelam uma estratégia efetiva para a promoção de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos e biológicos em nível de ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES AMBIENTAIS, BAÍA DE GUANABARA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9265_06102017000207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO VIEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO VIEIRA CARVALHO"
    "autor_email" => "bvieiracarvalho@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A realização de aulas experimentais que contextualizam os conhecimentos dos estudantes é uma prática educacional que vem sendo defendida por diversos autores como uma condição de ensino dinamizadora do aprendizado. A prática didática desenvolvida foram aulas práticas acerca do tema Equilíbrio Iônico, como um instrumento motivador e desencadeador da atividade prática. A relação da ciência com a sociedade é de suma importância dentro do processo educacional para a aprendizagem do aluno. A realização de aulas experimentais no ensino das ciências, com o uso de aulas práticas é fundamental para melhorar o entendimento de alguns conceitos. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo utilizar os conteúdos de biologia e química, relacionando a teoria e a prática, com abordagem da aprendizagem significativa e a sua intervenção no meio ambiente para os alunos do 2º ano do ensino médio, em uma praia às margens da baía de Guanabara. A ferramenta para coleta de dados foi um questionário semiestruturado para se avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados, com a utilização da aula prática. Os resultados corroboram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino das ciências como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a emancipação, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas, além disso, os resultados também se revelaram bastante positivos, pois no questionário, alguns exemplos de depoimentos dos alunos corroboram a assertiva anterior: “A baía de Guanabara fica mais poluída porque não existe tratamento adequado para o esgoto que é despejado nos rios que correm para a baía”, “Todos os poluentes de uma maneira geral são bastante agressivos, cada um com a sua característica e que tem um único ponto final, diminuir as espécies marinhas.” As respostas dadas, em linhas gerais, revelam uma estratégia efetiva para a promoção de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos e biológicos em nível de ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.