Na contemporaneidade o estudo sobre comunicação e educação vinculado a iniciativas sociais tornou-se propício para o desempenho de avaliações das estratégias utilizadas por Organizações da Sociedade Civil. Essa perspectiva é fundamentada, sobretudo, na necessidade de registrar, monitorar, difundir e compartilhar experiências vivenciadas pelo terceiro setor. Por meio desse entendimento, a pesquisa objetivou analisar atividades comunicativas e educativas desenvolvidas através das ações do ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, junto as Organizações Sociais Parceiras na Região do Cariri cearense. Para tanto, utilizou-se a pesquisa participante como principal procedimento metodológico, além de visitas de campo, registros de atividades práticas, análise de documentos e pesquisas bibliográficas. Posteriormente os dados foram classificados e avaliados como quantitativos e qualitativos. O estudo foi realizado entre os meses de fevereiro e julho de 2017 considerando ações comunicativas e educativas com características técnicas e formativas, com ênfase nas Tecnologias Sociais desenvolvidas no contexto da Organização. Ficou constatado que são desempenhadas diferentes práticas comunicativas e educativas desde a perspectiva interna e organizacional até a difusão e compartilhamento de conteúdos por meio de assessorias e uso de recursos técnicos em comunicação. Como princípio educativo evidenciou-se o uso e monitoramento de tecnologias sociais, as quais consideram a participação ativa dos beneficiados e a sustentabilidade das ações. Por fim, ressalta-se que a utilização das ferramentas de comunicação é de extrema importância para a divulgação das ações e possibilidade de parcerias futuras para as organizações. Para tanto, torna-se importante ressaltar a necessidade de estratégias comunicativas e educativas no contexto das Organizações da Sociedade Civil em busca de estabelecer resultados eficazes, sendo o plano de comunicação, mecanismo de orientação para a melhoria da comunicação organizacional e aperfeiçoamento na utilização de técnicas educativas para a sustentabilidade das instituições.