ENTENDENDO O SOLO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36781 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 1598 "titulo" => "ENTENDENDO O SOLO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Apesar da relevância do tema, os trabalhos com ensino de solos na educação básica são poucos disseminados. A complexidade desse assunto pode constituir um desafio para professores do Ensino Fundamental, considerando a sua natureza multidisciplinar. Um dos pontos fundamentais para a conservação e/ou preservação do solo, é o entendimento deste assunto, sendo, portanto, essencial a discussão deste tema no âmbito escolar, com a finalidade de acionar a consciência ambiental de estudantes. Neste sentido, é indispensável o desenvolvimento de projetos nas escolas que ampliem o conhecimento das crianças a respeito do solo, uma vez que a infância é uma fase promissora para cultivar certos valores e promover a sensibilização e conscientização ambiental. Nesse contexto, tem-se por objetivo apresentar propostas de atividades relacionadas à temática “Solos”, visando a sensibilização de discentes na perspectiva da educação ambiental, tendo como eixo norteador os PCNs e as habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados demonstraram a importância de desenvolver em estudantes a capacidade de observar, registrar e relacionar semelhanças e diferenças de diversos ambientes, bem como elencaram a relevância da experimentação no ensino de solos, destacando ainda que o ensino de solos na perspectiva ambiental direciona-se ao contexto da cidadania, através das experiências de vida, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, da participação, proporcionando uma visão holística e integrada a respeito do tema. Espera-se que as atividades apresentadas e seus respectivos resultados possam contribuir como referência para professores (as) que buscam alternativas para além dos livros didáticos e que queiram tornar as suas práticas mais diversificadas e lúdicas no ensino de solos na educação básica, levando em consideração as especificidades de cada turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOLOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID1598_16102017135551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA GOMES" "autor_email" => "mayaragomesec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36781 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 1598 "titulo" => "ENTENDENDO O SOLO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Apesar da relevância do tema, os trabalhos com ensino de solos na educação básica são poucos disseminados. A complexidade desse assunto pode constituir um desafio para professores do Ensino Fundamental, considerando a sua natureza multidisciplinar. Um dos pontos fundamentais para a conservação e/ou preservação do solo, é o entendimento deste assunto, sendo, portanto, essencial a discussão deste tema no âmbito escolar, com a finalidade de acionar a consciência ambiental de estudantes. Neste sentido, é indispensável o desenvolvimento de projetos nas escolas que ampliem o conhecimento das crianças a respeito do solo, uma vez que a infância é uma fase promissora para cultivar certos valores e promover a sensibilização e conscientização ambiental. Nesse contexto, tem-se por objetivo apresentar propostas de atividades relacionadas à temática “Solos”, visando a sensibilização de discentes na perspectiva da educação ambiental, tendo como eixo norteador os PCNs e as habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados demonstraram a importância de desenvolver em estudantes a capacidade de observar, registrar e relacionar semelhanças e diferenças de diversos ambientes, bem como elencaram a relevância da experimentação no ensino de solos, destacando ainda que o ensino de solos na perspectiva ambiental direciona-se ao contexto da cidadania, através das experiências de vida, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, da participação, proporcionando uma visão holística e integrada a respeito do tema. Espera-se que as atividades apresentadas e seus respectivos resultados possam contribuir como referência para professores (as) que buscam alternativas para além dos livros didáticos e que queiram tornar as suas práticas mais diversificadas e lúdicas no ensino de solos na educação básica, levando em consideração as especificidades de cada turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOLOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID1598_16102017135551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA GOMES" "autor_email" => "mayaragomesec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }