Apesar da relevância do tema, os trabalhos com ensino de solos na educação básica são poucos disseminados. A complexidade desse assunto pode constituir um desafio para professores do Ensino Fundamental, considerando a sua natureza multidisciplinar. Um dos pontos fundamentais para a conservação e/ou preservação do solo, é o entendimento deste assunto, sendo, portanto, essencial a discussão deste tema no âmbito escolar, com a finalidade de acionar a consciência ambiental de estudantes. Neste sentido, é indispensável o desenvolvimento de projetos nas escolas que ampliem o conhecimento das crianças a respeito do solo, uma vez que a infância é uma fase promissora para cultivar certos valores e promover a sensibilização e conscientização ambiental. Nesse contexto, tem-se por objetivo apresentar propostas de atividades relacionadas à temática “Solos”, visando a sensibilização de discentes na perspectiva da educação ambiental, tendo como eixo norteador os PCNs e as habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados demonstraram a importância de desenvolver em estudantes a capacidade de observar, registrar e relacionar semelhanças e diferenças de diversos ambientes, bem como elencaram a relevância da experimentação no ensino de solos, destacando ainda que o ensino de solos na perspectiva ambiental direciona-se ao contexto da cidadania, através das experiências de vida, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, da participação, proporcionando uma visão holística e integrada a respeito do tema. Espera-se que as atividades apresentadas e seus respectivos resultados possam contribuir como referência para professores (as) que buscam alternativas para além dos livros didáticos e que queiram tornar as suas práticas mais diversificadas e lúdicas no ensino de solos na educação básica, levando em consideração as especificidades de cada turma.