O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado.
A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio.
Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito.
De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura.