O presente trabalho investigou como estão caracterizadas as propostas das produções textuais relacionadas à escrita em livros do primeiro segmento da EJA aprovados no PNLD/EJA 2016. Para realização da pesquisa, os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Os resultados evidenciaram que a coleção se preocupa com a perspectiva do letramento, apresentando atividades direcionadas ao trabalho com os gêneros textuais numa perspectiva sociointeracionista. Em relação aos tipos de atividades do livro que têm relação ao eixo de produção de textos escritos, verificamos a existência de propostas articuladas ao eixo da leitura que exploram dimensões relevantes a serem consideradas no processo de produção, embora tenhamos constatado atividades que precisam ser definidas com mais clareza. Nesse sentido, a pesquisa evidenciou a presença de propostas que orientam o estudante para o processo de revisão de suas produções a fim de melhorar seus textos. No entanto, as etapas voltadas para o microplanejamento e a textualização são pouco exploradas nas atividades.