CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36224 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2914 "inscrito_id" => 1012 "titulo" => "CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, CITOLOGIA, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1012_27092017152413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO DE FREITAS SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATO SOUZA" "autor_email" => "renato.defs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36224 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2914 "inscrito_id" => 1012 "titulo" => "CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, CITOLOGIA, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1012_27092017152413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO DE FREITAS SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATO SOUZA" "autor_email" => "renato.defs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }