As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes.