Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: OFICINA PEDAGÓGICA, CITOLOGIA, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36224
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2914
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, CITOLOGIA, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1012_27092017152413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO DE FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO SOUZA"
    "autor_email" => "renato.defs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36224
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2914
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, CITOLOGIA, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1012_27092017152413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO DE FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO SOUZA"
    "autor_email" => "renato.defs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As Oficinas Pedagógicas constituem-se como uma forma inovadora de construir conhecimento em sala de aula, com ênfase na ação, ressaltando que sempre tem a teoria como base, elas proporcionam vivenciar situações concretas e significativas, com objetivos pedagógicos ligados ao sentir-pensar-agir. As metodologias empregadas nas oficinas possibilitam momentos de ação e reflexão rompendo paradigmas de ensino ainda bastante enraizados ao método tradicional. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos discentes do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Landim de Macedo, sobre o conteúdo de Citologia a partir da utilização e confecção de modelos didáticos tridimensionais. Partindo da premissa que um ensino eficaz é aquele em que se consegue inserir o aluno no processo de ensino-aprendizagem, construindo o conhecimento de maneira coletiva, neste contexto as oficinas pedagógicas constituem-se como uma importante estratégia de ensino tirando o aluno da passividade para torná-lo um sujeito ativo sujeitos ativo na construção dos conhecimentos, levando conta seus saberes e os saberes dos outros em uma troca de conhecimentos mútua. Houve a aplicação do questionário pré-teste e a partir dos resultados obtidos foi realizada uma oficina na qual os alunos confeccionaram um modelo tridimensional da célula animal e, posteriormente, aplicação de um questionário pós-teste onde se constatou que houve uma melhora expressiva nos conhecimentos dos alunos acerca da célula, que até então se restringia a imagens vistas no livro didático. Ressaltando a importância da aproximação os conteúdos com a realidade dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.