Na atual sociedade, o universo da escrita está marcado pelo dinamismo, interatividade, rapidez e multiplicidade de recursos que são possibilitados a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Blogs, e-mails, WhatsApp, e-books, chats, telas, mouses e teclados fazem parte do dia a dia das crianças nativas digitais que percorrem facilmente os caminhos atrativos das novas mídias. Desta forma, as novas tecnologias reconfiguraram a escrita e impuseram novos conhecimentos ao aprendiz, de forma que, muito além de dominar o código linguístico, apenas, o aluno precisa se apropriar da leitura e da escrita também em ambientes digitais, passando a atuar conscientemente diante das múltiplas formas de linguagens. A escola, portanto, encontra-se hoje diante do desafio do letramento digital, o que exige, consequentemente, novas formas de ensinar a escrita. Tal realidade faz emergir os seguintes questionamentos: (a) O ensino-aprendizagem da língua nos anos iniciais do ensino fundamental tem preparado o aluno para a vivência em uma sociedade interconectada? (b) Quais aspectos dificultam a inserção das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino da escrita? (c) Como as NTIC podem ser utilizadas pela escola para proporcionar a aprendizagem da língua escrita? Assim, este texto tem como objetivo discutir a utilização das novas mídias digitais no ensino da escrita aos alunos do Ciclo da Alfabetização (6 a 9 anos), fundamentando-se nos estudos de Soares (2002), Demo (2007; 2009), Ferrarezi (2014) e Coscarelli (2005; 2016), ao mesmo tempo que apresenta experiências de ensino da língua escrita contextualizada ao universo tecnológico oriundas de pesquisas e práticas educacionais.