Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE CRIANÇAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FAGUNDES-PB

Palavra-chaves: PNAIC (PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE, EDUCAÇÃO, EMPENHO E INTERESSE DISCENTE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O referido trabalho acadêmico expõe um tratado de como o ato de alfabetizar vem a ser uma tarefa difícil, mas ao mesmo tempo nobre e enaltecedora dos seres humanos em desenvolvimento, especialmente no ciclo inicial, como sempre se percebe no decorrer do artigo, também explicará o contexto de inserção do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (PNAIC). E quais são as suas contribuições para que se viabilize uma alfabetização significativa aos alunos da faixa de anos iniciais do Ensino Fundamental, para que haja a minimização de problemas como: repetência escolar acentuada, falta de interesse pela educação e total abandono da escola; e em muitas das vezes ocasionando: analfabetismo total e funcional, ausência total ou parcial de qualificação profissional, como requisito necessário ao bom desempenho no mundo produtivo e competitivo do trabalho. Então, por esse motivo o objetivo deste artigo é compreender a importância do ato de alfabetizar, bem como as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ciclo inicial da alfabetização. Para embasamento teórico nos ancoramos em teóricos que tratam da importância da alfabetização e letramento como Magda Soares, Claudenir Belintante, Eliene Dias, Gisele Chaves Teixeira Bassouto, Isabel Cristina da Silva Frade, e alguns documentos oficiais que tratam sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A metodologia empregada neste artigo será a revisão bibliográfica, observação e análise de conteúdo de atividades escritas de língua portuguesa de duas turmas (2º e 3º anos) do Ensino Fundamental I de uma escola rural do município de Fagundes / PB, do ano de 2014, turmas estas atendidas pelo PNAIC. Não constará de entrevistas, nem aplicação de questionários. A discussão a respeito dos resultados da Pesquisa reflete como se tem discutido sobre a necessidade em se alfabetizar letrando, modificando antigos paradigmas educacionais privilegiadoras de métodos mecanicistas e repetitivos, enfadonhos que não levavam à criança a pensar, e não havia significado real para a sua vida cotidiana; os resultados desse estudo revelam que as atividades aplicadas pela educadora a seus aprendizes favorecem mais oportunidades de uma aprendizagem com sentido, através de recursos variados que aliam a vida prática a textos diversificados: variados tipos de gêneros literários e uma profícua interpretação dos mesmos. Tornando uma atividade mais prazerosa e significante o que produz aprendizagem real.

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