Na contemporaneidade a temática avaliação da aprendizagem vem sendo motivo de estudos, debates e reflexões por parte de especialistas em educação e professoras. A avaliação não pode ter como função apenas, o ato de aprovar ou reprovar o aluno, mas criar condições que ajudem identificar e minimizar as dificuldades de aprendizagens vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a avaliação precisa ser compreendida como um processo contínuo de mediação e formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, tornando-o capaz de resolver conflitos do seu cotidiano, exercendo assim, sua cidadania. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer os paradigmas, práticas avaliativas e instrumentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, nos anos iniciais. Este estudo de caráter exploratório e descritivo, teve como sujeitos 5 (cinco) professoras de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, composta 3 (três) questões. Na análise dos dados foi utilizada Técnica de Análise de Conteúdo, as falas foram categorizadas e interpretadas à luz das percepções das professoras, tendo como aporte teórico Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN (1996), Hoffmann (2009); Luckesi (2002); Esteban (2004); Vasconcellos (1998); Rabelo (2009), Fernandes (2014). Os resultados confirmam necessidade de repensar às práticas avaliativas e instrumentos utilizados em sala de aula, o que exige mudança de atitude e construção ações educativas, pautadas na mediação e partilha de conhecimentos entre educador e educando, para que assim, aconteça aprendizagens significativas e produção de novos conhecimentos.