Uma significativa temática que tem influído opções sobre políticas públicas educacionais é a que trata da relação entre entes privados e públicos, na qual se insere o fenômeno da participação de entidades do terceiro setor ou sem fins lucrativos. Este fenômeno, denominado no âmbito da contrarreforma do Estado brasileiro dos anos 90 do século XX como publicização, tem sido objeto de estudo pela academia, principalmente em função das indagações que alcançam os reais interesses existentes sob as promessas de participação social e ganhos sociais e em função dos conflitos que se fazem presentes com a implantação cada vez mais frequente de decisões políticas desta natureza. Sob este cenário, este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar a produção em teses e dissertações sobre o fenômeno citado, retratando como o tema tem sido abordado pela academia. Para tal, sob recorte histórico específico, foi feito um levantamento da produção a partir da base de teses e dissertações da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação de Ciência e Tecnologia (IBICT), a qual concentra teses e dissertações de diversos programas de pós-graduação no país. De um universo inicial de 118 trabalhos identificados pelas buscas baseadas no assunto e título, foi feito um refinamento concentrado em trabalhos que abordassem especificamente a ação de entidades sem fins lucrativos no segmento educacional, resultando em 30 trabalhos para análise. Sobre este conjunto elaborou-se um caracterização dos principais focos utilizados nos trabalhos e a respectiva descrição sumária dos trabalhos encontrados. Os resultados encontrados apontaram para o predomínio de construções guiadas por concepção metodológica histórico-crítica. Coetaneamente, os resultados apontaram para a existência de quatro grupos principais de abordagem ao fenômeno: estudos de casos de atuação de organizações do terceiro setor; análises histórico-críticas da participação do terceiro setor na educação a partir de pesquisa bibliográfica; construções quantitativas da participação de organizações do terceiro setor no ensino público; e análise crítica da ação do terceiro setor em espaços municipais/estaduais específicos.