Atribuir o sucesso ou fracasso do aluno na escola a variáveis como inteligência, bom ou mau comportamento do aluno, contexto familiar ou situação econômica pode gerar um estado de comodismo na comunidade escolar. Quando focamos o olhar apenas na criança nossos esforços para criar ações eficientes tornam-se mais limitados. Algumas práticas pedagógicas, bem como as relações entre professor e aluno são responsáveis por extinguir ou manter comportamentos capazes de interferir de forma significativa na aprendizagem dos alunos. Nesse trabalho foram analisadas as relações entre a professora e um aluno, por meio do diário de campo que narrava as situações vivenciadas em uma sala de aula de educação infantil. A pesquisa realizada permite concluir que a boa relação entre professor e aluno pode ser um importante elemento motivador de seu desempenho. Cabe, portanto ao professor propiciar ao aluno um ambiente agradável em sala de aula de modo que as relações ali estabelecidas sejam mais um elemento de motivação à sua participação e aprendizagem Espera-se que este trabalho desperte em outros professores, profissionais da educação e pesquisadores o interesse por estudar esse tema e que gere reflexões que venham a contribuir para a mudança de práticas pedagógicas responsáveis pelo fracasso escolar, em medidas criativas que tenham como resultado o sucesso escolar por meios de atividades prazerosas e relações que propiciem ao aluno o prazer