Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de imagens visuais por professoras da rede pública municipal de ensino, da cidade de Mamanguape - PB, que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da técnica Análise de Conteúdo, sob a orientação de Laurence Bardin (2011). Com esse procedimento, buscaram-se conhecer, especificamente: quais tipos de imagens são utilizados pelas professoras no exercício de sua prática docente; quais critérios elas utilizam para selecionar essas imagens e quais estratégias pedagógicas desenvolvem ao fazer uso desse recurso no espaço escolar. Do presente estudo, chegaram-se, resumidamente, as seguintes conclusões: (I) a maioria das professoras utiliza com frequência algum tipo de imagem em sua prática docente; (II) todas as docentes consideram as imagens visuais um recurso importante ou indispensável que exercem, em geral, as funções de atrair os alunos e facilitar a apropriação do conteúdo estudado em sala de aula; (III) como estratégia de ensino com o uso de imagens, as professoras desenvolvem atividades como roda de conversa, quadrinhos, dinâmicas, palestras, atividades lúdicas e exposição de vídeos; (IV) as docentes afirmaram ter conhecimento ou leituras prévias sobre o uso pedagógico de imagens visuais durante sua formação inicial ou continuada; (V) ao avaliarem a sua prática docente com o uso de imagens, as professoras afirmaram que considera positiva, apesar de quatro delas reconhecerem a necessidade de uma dedicação maior nesse aspecto.