Educar para a sustentabilidade requer que todo cidadão seja estimulado para entender o mundo em que vive, bem como compreender as limitações impostas pela natureza a fim de que todos possam adequar a satisfação de suas necessidades e seus procedimentos, aos recursos disponíveis sem comprometer a estrutura ambiental. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) ganha lugar de destaque, pois é entendida numa perspectiva crítica como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos. O presente trabalho visou analisar a percepção dos alunos de um curso técnico em agroindústria quanto à relação entre a química e o meio ambiente. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório, e foi realizada com um total de 39 alunos da turma de agroindústria do 1º ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Caxias), primeiramente foi aplicado um questionário com 10 questões elaboradas pelo grupo, que incluía perguntas direcionadas à consciência ecológica, quais ações promovidas pelos estudantes para preservar o meio ambiente, etc. Posteriormente, foi selecionado o documentário de aproximadamente 1 hora e 30 minutos denominado “Terra e Sustentabilidade - documentário completo”, este foi escolhido pelo fato de ser uma boa forma de demonstrar uma série de atividades organizadas com envolvimento da química; Por fim, foi realizado um diálogo com a turma após a exibição e aberto um momento para perguntas e debates. Verificou-se que 82,05% dos alunos percebem a importância em preservar os recursos da natureza. No dia-a-dia 76,92% afirmam economizar água e energia elétrica, 12,82% usam papel reciclado e separam o lixo em casa, 10,25% admitem comprar produtos ecológicos, 82,05% apresentam a percepção que a química melhora a qualidade de vida, favorece a economia e busca desenvolver em grande escala produtos que não agridam o meio ambiente. Portanto observou-se nas respostas das questões abordadas que, a maioria dos alunos optou pela alternativa correta, o que significa que após todo o processo eles demonstraram clareza acerca dos conteúdos tratados, que devem ser aprimorados ao longo da sua vida. Cabe à instituição IFMA- Campus Caxias, abordar os temas relacionados à educação ambiental na forma de palestras, projetos, seminários, amostras de trabalhos.