Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE SOFTWARES LIVRES PARA ABORDAR CONCEITOS E EXPERIMENTOS REAIS

Palavra-chaves: SOFTWARE LIVRE, SIMULAÇÕES EDUCACIONAIS, FÍSICA DO COTIDIANO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando os diferentes perfis de escolas brasileiras e buscando contrabalancear o crescente desinteresse dos estudantes pelas aulas tradicionais, o PIBID-FÍSICA da UFRRJ tem elaborado propostas de materiais e métodos para melhorar a apresentação dos conteúdos da disciplina de Física do ensino médio que não exijam um grande orçamento e sejam fáceis de se reproduzir. Este trabalho, especificamente, trata da simulação de um circuito de chuveiro elétrico comum, utilizando um “applet”, que é um tipo de programa produzido, geralmente, em código aberto projetado para reproduzir um processo real, com diferentes graus de liberdade. O applet que utilizamos chama-se Circuit Simulator, e é indicado para a criação virtual de circuitos eletrônicos. Tal simulação é parte do projeto da construção de um protótipo de um sistema que utiliza um chuveiro elétrico para verificar, através de um medidor de energia elétrica, de um voltímetro e um amperímetro, seu consumo energético, a tensão aplicada no circuito e a corrente elétrica. O circuito real foi montado no applet com duas resistências separadas por uma chave seletora de “verão, inverno e desligado”, e uma fonte de energia alternada, representando o fornecimento da rede elétrica doméstica. Esta simulação utiliza os valores das resistências elétricas reais medidas através do chuveiro utilizado no experimento e da tensão alternada aplicada, no momento das medidas. A partir da obtenção dos valores, pode-se elaborar uma pré-atividade experimental, discutindo o comportamento de todas as grandezas físicas presentes no experimento. Deste modo, adquirimos os resultados esperados de potência elétrica do chuveiro, a partir dos valores obtidos diretamente através das medidas.

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