Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD - RELATO DE CASO

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38316
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4203
    "inscrito_id" => 2829
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Em virtude da necessidade dos docentes em adotar posturas, adquirir conhecimentos e inserir na prática metodologias que acompanhem proporcionalmente as cobranças exigidas aos alunos que almejam seguir seus estudos no ensino superior, alhures no território nacional, são oferecidos diversos tipos de instrumentos como cursos, aperfeiçoamentos, seminários entre outros, onde os professores conseguem acompanhar tais exigências, sendo uma delas o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes nas matérias estudadas durante todo o ensino médio de forma diferenciada, levando o aluno a relacionar as matérias umas com as outras, bem como inseri-las no cotidiano. Este trabalho, fruto do Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), com a destinação em auxiliar, prioritariamente, professores de biologia atuantes na Rede Pública de Ensino no Estado do Ceará, na inserção de práticas experimentais adaptadas ao laboratório escolar, além do enfoque na elaboração de novas metodologias pedagógicas e utilização de ferramentas interativas presentes na Educação a Distância (EaD) contextualizadas diretamente aos requisitos cobrados pelo ENEM pertinentes a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área de conhecimento em que a Biologia está inserida. O Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM na sua modalidade 100% a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) e com carga horária de 120 horas, oportunizou 356 professores de todas as macrorregiões do Estado do Ceará, totalizando 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDE) e 3 Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2829_16102017190913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÂMIA LUVANICE FERREIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "SÂMIA"
    "autor_email" => "luvanicesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38316
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4203
    "inscrito_id" => 2829
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Em virtude da necessidade dos docentes em adotar posturas, adquirir conhecimentos e inserir na prática metodologias que acompanhem proporcionalmente as cobranças exigidas aos alunos que almejam seguir seus estudos no ensino superior, alhures no território nacional, são oferecidos diversos tipos de instrumentos como cursos, aperfeiçoamentos, seminários entre outros, onde os professores conseguem acompanhar tais exigências, sendo uma delas o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes nas matérias estudadas durante todo o ensino médio de forma diferenciada, levando o aluno a relacionar as matérias umas com as outras, bem como inseri-las no cotidiano. Este trabalho, fruto do Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), com a destinação em auxiliar, prioritariamente, professores de biologia atuantes na Rede Pública de Ensino no Estado do Ceará, na inserção de práticas experimentais adaptadas ao laboratório escolar, além do enfoque na elaboração de novas metodologias pedagógicas e utilização de ferramentas interativas presentes na Educação a Distância (EaD) contextualizadas diretamente aos requisitos cobrados pelo ENEM pertinentes a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área de conhecimento em que a Biologia está inserida. O Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM na sua modalidade 100% a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) e com carga horária de 120 horas, oportunizou 356 professores de todas as macrorregiões do Estado do Ceará, totalizando 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDE) e 3 Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2829_16102017190913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÂMIA LUVANICE FERREIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "SÂMIA"
    "autor_email" => "luvanicesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em virtude da necessidade dos docentes em adotar posturas, adquirir conhecimentos e inserir na prática metodologias que acompanhem proporcionalmente as cobranças exigidas aos alunos que almejam seguir seus estudos no ensino superior, alhures no território nacional, são oferecidos diversos tipos de instrumentos como cursos, aperfeiçoamentos, seminários entre outros, onde os professores conseguem acompanhar tais exigências, sendo uma delas o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes nas matérias estudadas durante todo o ensino médio de forma diferenciada, levando o aluno a relacionar as matérias umas com as outras, bem como inseri-las no cotidiano. Este trabalho, fruto do Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), com a destinação em auxiliar, prioritariamente, professores de biologia atuantes na Rede Pública de Ensino no Estado do Ceará, na inserção de práticas experimentais adaptadas ao laboratório escolar, além do enfoque na elaboração de novas metodologias pedagógicas e utilização de ferramentas interativas presentes na Educação a Distância (EaD) contextualizadas diretamente aos requisitos cobrados pelo ENEM pertinentes a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área de conhecimento em que a Biologia está inserida. O Curso de Práticas Experimentais de Biologia Aplicadas ao ENEM na sua modalidade 100% a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) e com carga horária de 120 horas, oportunizou 356 professores de todas as macrorregiões do Estado do Ceará, totalizando 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDE) e 3 Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.