Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE (CTS) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando que em nosso país os livros didáticos são utilizados como verdadeiros “guias de ensino” onde muitos professores o utilizam como única fonte de pesquisa para a preparação de suas aulas. Decidimos analisar esse instrumento didático tão utilizado no trabalho pedagógico da educação brasileira, principalmente no que se refere à inserção dos temas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Dessa forma, nosso trabalho apresenta uma análise sobre como a perspectiva CTS é abordada nos livros didáticos de Biologia, nas escolas da rede pública de ensino de um munícipio localizado no interior do estado da Paraíba. Para isso, elegemos edições dos últimos cinco anos, que são mais utilizadas nas escolas e selecionadas a partir da disponibilidade. Nossa pesquisa consiste no tipo qualitativa com base na análise do conteúdo curricular presente nas obras avaliadas. Para escolha das coleções de livros didáticos foram estabelecidos três parâmetros: edições dos últimos cinco anos; de acordo com a disponibilidade para análise e as coleções mais utilizadas pelas escolas. Nas análises percebemos que os conteúdos possuem possibilidades de abordagem CTS em pontos específicos dos livros analisados. Embora todas as coleções apresentem conteúdos com enfoque na perspectiva CTS, a maior parte desses conteúdos é abordada como subtemas, e na maioria das vezes são apresentados como notas dentro de um conteúdo mais abrangente ou no final dos capítulos. Desse modo, consideramos que é baixa a presença dessa perspectiva nos livros didáticos de Biologia, o que sugere que tais obras necessitam de reformulações, pois essas formas de abordagem da CTS não garantem a essência plena dessa perspectiva educacional.

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