O referido artigo aborda o tema sobre os desafios da inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil, pois, se observa que muitas crianças ainda enfrentam restrições no acesso a uma educação inclusiva pautada no respeito e igualdade. Com isso, o trabalho sobre a educação inclusiva objetiva-se em buscar instrumentos úteis para melhorar a interação das crianças de maneira justa e a partir de sua realidade possa identificar as dificuldades que as crianças apresentam no decorrer do processo de inclusão e permanência na educação infantil. Diante disso, conforme a Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), LDB (1996), PCNS (1999), Diretrizes Nacionais da Educação (2001) e dos autores Arendt (1993), Schafer (2001), Morin (1996), Silva (2002) entre outros colaboraram na estruturação teórica desse estudo. Metodologicamente, os estudos apresentado parte de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e abordando o método indutivo-descritivo. Nesse sentido, a exclusão que é vivenciada por várias crianças deve ser amenizada, podendo assim lutar juntos pelos direitos da inclusão na educação e viver integrados em todo ambiente educacional e social. Assim, essa pesquisa trouxe para os profissionais de educação infantil uma reflexão de como desenvolver melhor seu trabalho de inclusão nas escolas, e que os mesmos, sejam capazes de usar os recursos pedagógicos para amenizar as dificuldades e colaborar com as habilidades e competências das crianças com necessidades especiais. Como resultados parciais concluímos que, com a inclusão de criança com necessidades especiais no ambiente escolar, a mesma irá se desenvolver conforme às suas vivências, companhias, ensinamentos e também suas relações com o mundo que as cercam e que isso só vai ser possível ser trabalhado se o/a professor/a tiver um posicionamento crítico e sem preconceito para lidar com esses assuntos.