O presente artigo mostra a criação de uma nova ferramenta criada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de matemática, em que o objetivo principal é inserir esse material nas atividades complementares de sala de aula focando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. Essa ferramenta foi intitulada de Jogo a Música “X”. Para a realização de tal atividade foi necessário ir até o ambiente escolar, onde, a escola escolhida para implementação foi a Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada em Caraúbas-RN. O alvo para essa pesquisa e posterior implementação foram alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram feitas observações iniciais na perspectiva de ajudar na identificação dos obstáculos que envolvem o ensino aprendizagem no que diz respeito às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como também às praticas metodológicas utilizadas pelo professor de matemática. Da análise dos dados cedidos pela escola é notável o baixo rendimento de maior parte dos estudantes da referida instituição de ensino na disciplina de matemática no bimestre II do ano de 2017. Foram feitos testes escritos que refletiram resultados insatisfatórios no desempenho dos alunos, então, foi aplicada a nova proposta metodológica. Ao final do projeto aqui apresentado percebeu-se o melhor aproveitamento das aulas com a participação de todos os estudantes e rendimento educacional no que diz respeito ao conteúdo abordado no jogo envolvendo música. Ao final do acompanhamento e aplicação do material lúdico pôde-se perceber a facilidade com que os alunos resolvem os exercícios propostos na área já explorada usando um método novo que torna a aula mais interessante e eficaz.