A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados.