Este artigo visa analisar o perfil da gestão escolar (coordenadores (as), supervisores
(as) e diretores (as)) no município de Jacaraú no ano de 2017. Esta análise é resultado do projeto
de extensão em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN /
UFPB/CCAE/DED intitulado Projeto Político Pedagógico: instrumento para exercer a gestão
escolar democrática, nessa discussão está em pauta o processo de construção e efetivação dos
Projetos Políticos Pedagógicos - na rede de ensino pública do município da Jacaraú –PB.
Indícios apontados por estudiosos da área DOURADO (2007), VASCONCELLOS (2002),
GANDIM (2011) e VEIGA (1995,2001) nos direcionam para percebermos que existe uma
dificuldade das unidades escolares em efetivar a gestão escolar democrática a partir da
construção do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade que dela faz
parte, desta forma, uma outra compreensão do papel dos agentes educacionais, em especial a
dos que compõem a gestão escolar e organizam os processos de construção do PPP, é requerida.
Se coloca a necessidade de repensar nossas posturas, entre as quais, as formas de gerir a escola
e a de organização do trabalho, exigindo planejamento contínuo das atividades pedagógicas e
administrativas, implicando no repensar do projeto pedagógico da escola e, consequentemente,
de toda sua forma de ser. Estudar o perfil dos(as) gestores(as) escolares nos direciona para
percebermos como se constitui esse grupo, que potencialidades e fragilidades apresentam, bem
como, que caminhos devemos seguir no sentido de uma construção de uma gestão escolar
democrática. Compreendemos que a participação dos(as) gestores(as) escolares na dinâmica
complexa da (re) construção do PPP é de fundamental importância para seu (in)sucesso ,
enquanto experiência democrática.