O presente artigo apresenta como temática a evasão escolar de alunos surdos e aponta estratégias e atividades que possam auxiliar os professores na aprendizagem desses alunos. A pesquisa de campo foi realizada nas escolas da rede pública do município de Santana do Araguaia-PA, porém foi escolhida uma das escolas, tomando como base o maior número de alunos surdos. A pesquisa foi dividida em quatro fases: analise bibliográfica sobre a evasão escolar de alunos surdos; pesquisa de campo realizada nas escolas públicas, com levantamento de dados sobre a evasão dos alunos surdos e a metodologia aplicada pelos professores; a produção de material para aplicar as atividades com alunos surdos; aplicação das atividades desenvolvidas. Depois da análise dos dados da pesquisa de campo, foram desenvolvidas as atividades do Tangram, o Ábaco em Libras e o Dominó em Libras, para serem aplicadas com os alunos surdos, visando um aprendizado de forma significativa. Foram aplicados exercícios para analisar o nível de aprendizado dos alunos surdos, as questões que trabalhavam figuras geométricas foram as que obtiveram melhor resultado, enquanto que nas questões que trabalhavam as operações e resoluções de problemas, obtiveram um rendimento menor. Acreditando que não basta ter a preocupação apenas em inserir o aluno surdo em salas regulares, mas desenvolver um processo de inclusão onde sejam capazes de desenvolverem um aprendizado, evitando assim a evasão nas escolas. A pesquisa buscou fazer uma intervenção prática, trazendo estratégias que auxiliem o professor em sala de aula a desenvolver um aprendizado significativo nos alunos surdos, de forma que se sintam inclusos, participantes e atuantes no aprendizado, evitando assim a evasão escolar desses alunos propiciando igualdade de oportunidades e um ensino de qualidade.