As práticas de ensino utilizadas por professores de Língua Portuguesa tem sido objeto de diversos
estudos ao longo dos anos. Tendo em vista que alguns docentes propõem metodologias instáveis, não
oferecendo ao alunato um bom desempenho educacional, como proposto pelos Parâmetros Cuticulares
Nacionais – PCNs. Essa pesquisa propõe avaliar as práticas educacionais e as concepções de ensino
utilizadas por um professor de Língua Portuguesa. O estudo apresenta abordagem qualitativa, e como
instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado ao professor e aos alunos de
turma de 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública no município de Serra do Mel – RN,
com o objetivo de comparar o que foi planejado pelo professor e a real prática executada. A priori foi
analisada criticamente a metodologia encontrada que é de cunho produtivo e embasado por uma
gramática de caráter prescritivo. A partir desses dados foi realizada uma reflexão sobre como se dá a
formação do educador. Tendo em vista as propostas do PCNEM a coleta de dados realizada mostrou um
desempenho notável por parte do professor, demonstrando aspectos metodológicos sólidos, norteados
pelos PCNs e que visa à boa formação do aluno. Considerando todos os dados e questionamentos
levantados foi possível averiguar que a problemática das práticas de ensino que são utilizadas em sala de
aula de forma equivocada não se aplica a todas as classes de professores, tendo em vista que essa
pesquisa aponta uma prática de ensino viável e guiada por uma metodologia que funciona. A prática de
ensino avaliada se mostrou eficaz e capaz de promover bons resultados.