A experimentação é um método de intervenção no ensino que pode possibilitar aos discentes de licenciatura, experiências ao trabalhar com os conteúdos, tendo exemplo à química em sala de aula. Assim como outras abordagens experimentais, a verificação tem suas limitações e possibilidades, aos quais dependem fundamentalmente dos conhecimentos prévios dos discentes para o manuseio de materiais. Como mediador do processo de ensino e aprendizagem, a abordagem de verificação permite ao professor diagnosticar através explicações dos discentes acerca do fenômeno observado, se de fato os conceitos envolvidos no experimento foram compreendidos. A atividade experimental no ensino de química deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos aprendidos em sala de aula, proporcionando ao aluno uma consolidação desses conceitos. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental verificativa com discentes do 3º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O experimento através da abordagem de verificação caracterizou- se em analisar a polaridade de determinados compostos químicos. Esta prática experimental configurou - se em dois momentos. No primeiro momento foi concretizada uma aula expositiva de recapitulação de conceitos sobre a polaridade, já no segundo momento ocorreu à explicação do roteiro fechado - estruturado e a execução do experimento em questão. Ao final da intervenção experimental foi aplicado o questionário semiestruturado, com a finalidade de analisar e investigar qualitativamente as opiniões dos estudantes sobre as dificuldades e potencialidades observadas no experimento. Em objetivo, o estudo procurou propor aos docentes a compreensão da prática experimental como uma metodologia eficaz para se trabalhar em sala de aula, além disso, pretendeu – se avaliar os conhecimentos químicos dos discentes diante do estudo de polaridade das moléculas.