O presente trabalho é parte de pesquisa já concluída, tendo como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos. Com o objetivo de fazer apontamentos históricos dessa modalidade de ensino e a importância do estágio em docência. A história da EJA é permeada por abandono, exclusão e manobra de interesses de classes sociais, ou ainda, como discurso político. Várias foram às ações, programas e projetos implantados no Brasil, seja como ferramenta ou instrumento para o processo de alfabetização. Assim sendo, busca-se um melhor entendimento sobre essa modalidade, realizando um breve relato histórico sobre a EJA no Brasil. Para isso, iniciam-se as discussões desde a chegada dos padres jesuítas, em 1549, passando pelo período Imperial, pela República Velha, pelo Estado Novo, pela Ditadura Militar e da década 1990 até os dias atuais. Tentando entender quais foram as intenções do Governo (enquanto poder público) e da Sociedade civil organizada. Posterior a isso, inicia-se o relato do estágio em docência, feito nessa modalidade, com a intenção de conhecer e entender a realidade dos educandos da EJA. Nele estão contidos elementos importantes do período em que estive estagiando. Afirmando que o estágio tem o papel de construir a identidade e a formação do profissional docente. É um instrumento essencial e construtivo para aquele ou aquela, que deseja seguir a profissão docente. Para a realização desse trabalho segui alguns passos metodológicos, como: no desenvolvimento teórico, pesquisa bibliográfica e documental; no estudo do estágio, foram feitas entrevistas com a direção, equipe pedagógica e professor, observação em sala de aula e aplicação de um plano pedagógico. Espera-se que o trabalho possa servir para conhecer e entender melhor a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.