Este trabalho insere-se nos interesses e diálogos fomentados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e, de igual modo, inscreve-se como parte fundante da tese de doutoramento do Autor junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba. A importância do tema tanto da Educação do Campo como da Educação Popular na atualidade é inquestionáveis, porém, entendemos que nesse debate, tem sobrado pouco espaço à Educação Popular, sendo comum seu esmaecimento em detrimento de um debate a-histórico da Educação do Campo. Assim, o objetivo principal é a apresentação de uma reflexão sobre a atualidade da Educação Popular enquanto marco fundante da Educação do Campo e enquanto um momento de reconfiguração. De forma reflexiva, buscamos socializar alguns pensamentos que nos tem acompanhado sobre a necessidade de levantarmos uma “Questão de ordem” para dizer que a Educação do Campo está no campo da Educação Popular. Metodologicamente a pesquisa configura-se a partir de uma análise qualitativa do objeto em destaque e uma revisão bibliográfica/documental a partir dos principais acúmulos no campo do fenômeno educativo e suas variantes. É nesta perspectiva que problematizamos o lugar da Educação Popular no atual debate da Educação do Campo. Os desdobramentos conclusivos apontam para uma clara necessidade de reatar laços históricos que fortalecem as perspectivas da Educação Popular e da Educação do Campo. Evidencia-se ainda que quando trabalhadas em separado ambas as perspectivas perdem, ao passo que quando associadas e dialogadas ambas fortificam-se e reconfiguram-se enquanto fenômeno único e capaz de realizar uma leitura crítica da realidade.