CRUZ, Nilciede Silva et al.. Abordagem lúdica da aritmética em sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35692>. Acesso em: 02/11/2024 06:36
Aritmética em sala de aula com jogos, mágicas, diversão e desafios têm o papel de intervir na realidade da sala de aula; ao professor, oferecer atividades diversas sobre um mesmo assunto; aos estudantes, permitir o surgimento de atitudes favoráveis à aritmética. Apresenta-se neste trabalho, a importância de um ensino diferenciado com atividades lúdicas capazes de despertar o interesse nos estudantes, especificando o papel do aluno e do professor nesse sistema, sobretudo na construção lógica matemática. Procura-se compreender algumas estratégias e métodos no campo do ensino desta disciplina. Além disso, apresentar as especificidades que o educando deve desenvolver para uma educação integral coerente ao presente século, e as contribuições que esta área do conhecimento pode promover. Neste trabalho,utilizaram-se algumas atividades lúdicas e interativas como mágicas e jogos no ensino da aritmética e avaliou-se a aceitabilidade de uma turma de 1º ano do ensino médio, bem como a adequação ao processo de ensino-aprendizagem. Ratificou-se que a combinação de tais atividades prioriza o processo de construção do conhecimento de forma substancial as mudanças atitudinais, podem levar dias, meses e até anos. Entretanto, as múltiplas experiências são concebidas de forma interessante e desafiadoras por partes dos aprendizes.