De acordo com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabelece, pela primeira vez, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e considerando a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educacionais, os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, em consonância com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), este artigo relata um projeto que envolveu crianças de 03 a 05 e 11 meses em atividades de programação e robótica. Como a Educação Infantil, sendo a primeira etapa da educação básica, tem a responsabilidade de promover as primeiras situações de aprendizagem das crianças no ambiente escolar, e atualmente, a robótica tem adentrado às escolas de educação infantil como uma atividade que pode reunir construção e programação de robôs e pode ser desenvolvida utilizando dispositivos e sensores comercializados no mercado brasileiro ou até mesmo com sucata eletrônica, diferente da maioria dos resultados obtidos até o momento que aparentemente e por falta de literatura que mostre o contrário, não obteve os efeitos significativos a que se propôs, busca-se propor uma perspectiva que contribua para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância sejam reconhecidos, ou seja, tratar a robótica como uma prática pedagógica, que auxilie no processo de aprendizagem, e não um conteúdo isolado a ser aprendido. Foram feitos alguns levantamentos bibliográficos, para a fundamentação das atividades, e implementação da prática, através de oficinas com as crianças, que possibilitou as crianças uma interação com o kit de robótica, onde se trabalhou questões de linguagem, desenvolvimento motor e criatividade no processo de elaboração e montagem de um robô adequado para determinadas situações de aprendizagem.