Nos últimos anos à docência do Ensino Superior no Brasil, têm sido palco de muitas reflexões e questionamentos, principalmente a partir da reestruturação das políticas públicas educacionais ao advento do neoliberalismo, marcadas pela ênfase na avaliação em todos os níveis de ensino. Neste cenário, tem se observado a importância de se indagar sobre o modo como o docente de nível superior tem se configurado enquanto profissional e, até que ponto sua ação tem conseguido atender aos princípios do processo de ensino e aprendizagem que desenvolve, bem como, da realidade social em que atua. Esse estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades postas ao papel do docente do Ensino Superior, refletindo sobre a importância dos conhecimentos didático-pedagógicos na ação desses profissionais. Para atender a tal finalidade, foram escolhidos como aspectos metodológicos a abordagem qualitativa que se realizou por meio da Pesquisa Bibliográfica. Usou-se como técnica de coleta de dados, a documentação, por meio de leituras e fichamentos. A reflexão sobre os aportes teóricos analisados nos leva a alguns apontamentos. Dentre estes, se destaca a compreensão de que o papel do docente do ensino superior é uma estrutura complexa, que envolve a percepção de três esferas fundamentais: o contexto social e educacional; os aspectos formativos e de construção de identidade, tanto de cunho individual como da conjuntura educativa e, o modo como os saberes e os conhecimentos didático-pedagógicos se entrelaçam na configuração da prática docente. Pode-se concluir que quando se questiona a posição do professor deste nível em virtude dessas três dimensões, torna-se possível compreender o quão complexa se constitui o desenvolvimento da ação docente universitária, uma vez que ainda se apresentam muitos limites para a sua realização com qualidade.