Composta por fases críticas que podem levar o professor a desistir precocemente da carreira docente, a fase de entrada é uma das mais complexas, marcada por diversos tipos de tensões. Precisando ser formados para enfrentar os atuais desafios da escola contemporânea e não se sentirem desconectados da profissão ao passar pelo período da fase de entrada da docência, a formação de professores deve ocorrer com uma maior participação da escola de Educação Básica. Visando a melhoria na formação inicial de professores, o PIBID insere alunos de licenciatura em escolas públicas de educação básica onde exercem atividades pedagógicas, servindo, dessa forma, como uma janela antecipadora da experiência do graduando com a sala de aula da rede pública. Objetivando identificar o impacto causado pelo PIBID nos cursos de licenciatura, como o seu papel na decisão dos alunos bolsistas em permanecer no curso e exercer os característicos desafios da docência, o presente trabalho teve como foco os bolsistas do subprojeto de Biologia do IFRN, Campus Macau. Adotou uma linha de pesquisa teórico-empírica, com metodologia de natureza quantitativa, dada através da aplicação de um questionário online, composto de perguntas fechadas, e feito a partir da ferramenta virtual Survio. Foi feita também uma breve revisão bibliográfica e pesquisa documental. A partir dos dados obtidos, foi possível compreender que o PIBID, ao propiciar um ambiente colaborativo e a vivência antecipada, de forma amparada, de alguns dos elementos que caracterizam o início da carreira docente, contribui para a permanência dos alunos nos cursos de licenciatura e na diminuição da evasão na fase inicial da carreira, uma vez que estes se encontram, após participar do programa, consequentemente mais preparados para enfrentar os desafios da docência, agindo assim ativamente na manutenção do número de professores atuantes.