BARBOSA, Alexandre Rodrigues. Um estado da arte do lúdico no ensino de física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38727>. Acesso em: 02/11/2024 12:22
A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas.