Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ESTADO DA ARTE, LUDICIDADE, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38727
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 869
    "inscrito_id" => 2617
    "titulo" => "UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, LUDICIDADE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2617_06092017154720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALÊ"
    "autor_email" => "emaildoalee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38727
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 869
    "inscrito_id" => 2617
    "titulo" => "UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, LUDICIDADE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2617_06092017154720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALÊ"
    "autor_email" => "emaildoalee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.