A reflexão sobre as políticas públicas educacionais tem muita importância visto que as mesmas são ações governamentais que tem o objetivo de orientar e garantir os direitos a educação de qualidade para todos. Também é importante entender o contexto das mudanças que a educação sofreu ao longo do tempo. Este trabalho resultou de uma pesquisa feita na disciplina de Políticas educacionais, no Curso de matemática – licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o intuito de mostrar de forma crítica e breve o percurso histórico da educação analisando como as políticas educacionais são sentidas por agentes da educação (professor e gestor). Para isto, foi feita uma pesquisa qualitativa com um professor da rede estadual de ensino e com uma ex-secretária da educação, ambos com mais de 10 anos de experiência. O critério de escolha foi devido a ambos terem um vínculo com ambientes diferentes da educação, a do gestor, que é a de delinear, elaborar e dar instrução ao trabalho escolar, e a do professor, que é intimamente com os alunos, ensinar e construir o conhecimento. Dessa forma foi possível fazer uma análise mais ampla do meio educacional. A partir das análises da pesquisa, observamos que as teorias e discussões que foram vistas em sala de aula condizem com as experiências dos entrevistados acerca do percurso histórico da educação.