Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO ANIMAL

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38915
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 728
    "inscrito_id" => 5068
    "titulo" => """
      “CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA\r\n
      RESPIRATÓRIO ANIMAL
      """
    "resumo" => """
      Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a\r\n
      criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar\r\n
      um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as\r\n
      estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo,\r\n
      discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto\r\n
      desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia\r\n
      Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I)\r\n
      Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático;\r\n
      (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo\r\n
      a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do\r\n
      jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O\r\n
      jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina\r\n
      e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram\r\n
      sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência\r\n
      docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma\r\n
      possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade,\r\n
      autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e\r\n
      facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma\r\n
      ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu\r\n
      positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem\r\n
      inovar durante suas aulas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_03092017205528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA "
    "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38915
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 728
    "inscrito_id" => 5068
    "titulo" => """
      “CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA\r\n
      RESPIRATÓRIO ANIMAL
      """
    "resumo" => """
      Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a\r\n
      criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar\r\n
      um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as\r\n
      estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo,\r\n
      discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto\r\n
      desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia\r\n
      Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I)\r\n
      Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático;\r\n
      (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo\r\n
      a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do\r\n
      jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O\r\n
      jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina\r\n
      e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram\r\n
      sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência\r\n
      docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma\r\n
      possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade,\r\n
      autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e\r\n
      facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma\r\n
      ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu\r\n
      positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem\r\n
      inovar durante suas aulas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_03092017205528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA "
    "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo, discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I) Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático; (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade, autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem inovar durante suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.